expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

sábado, 29 de dezembro de 2012

Semana do Demônio 29/12 - Seth



 A Semana do Demônio já começou. Você que é fã das Crônicas dos Kane deve ter se lembrado da lenda sobre os últimos 5 dias do ano. Confira o próprio trecho de A Pirâmide Vermelha sobre a lenda:

"— A deusa do céu, Nut, era casada com o deus da terra, Geb. (…) Geb e Nut queriam ter filhos, mas o rei dos deuses, Rá, rei sol, conhecia aquela profecia ruim sobre um filho de Nut (…) um filho de Geb e Nut que um dia substituiria Rá como rei. Então, quando Rá soube que Nut estava grávida, ficou maluco. Ele a proibiu de ter o filho em qualquer dia ou noite do ano.
Cruzei os braços.
— E daí, ela teve de ficar grávida para sempre? Isso é terrivelmente cruel.
Carter balançou a cabeça.
— Nut encontrou uma solução. Ela propôs um jogo de dados com o deus da lua, Khonsu. Cada vez que Khonsu perdia, tinha de dar a Nut um pouco de sua luz. Ele perdeu tantas vezes que Nut ganhou luar suficiente para criar cinco novos dias, e os colocou no final do ano.

— Ah, pare. — Eu me irritei. — Primeiro, como se pode jogar apostando a lua? E, mesmo que isso fosse possível, como se poderia usar a luz da lua para criar dias extras?
— É uma história! — Carter protestou. — Enfim, o calendário egípcio tinha trezentos e sessenta dias por ano, como são trezentos e sessenta os graus em um círculo. Nut criou cinco dias e os acrescentou ao final do ano, dias que não faziam parte do calendário regular.
— Os Dias do Demônio — deduzi. — Então o mito explica por que o ano tem trezentos e sessenta e cinco dias. E suponho que ela teve seus filhos…
— Durante esses cinco dias — Carter confirmou. — Um filho por dia. (…) Seus nomes eram Osíris…
— Papai estava atrás desse.
— Hórus, Set, Ísis, e hã… — Carter consultou o pergaminho. — Néftis. Eu sempre esqueço essa.
— E o homem de fogo no museu disse que nosso pai havia libertado os cinco.
— Exatamente. E se estavam aprisionados juntos e papai não sabia disso?
Eles nasceram juntos, então, talvez tivessem de ser chamados de volta ao mundo juntos. Acontece que um desses sujeitos, Set, era muito mau. Era o vilão da mitologia egípcia. O deus do mal, do caos e das tempestades no deserto.
Eu me arrepiei.
— É possível que ele tivesse alguma coisa a ver com fogo?
Carter apontou uma das figuras no desenho. O deus tinha cabeça de animal, mas eu não conseguia determinar que animal era aquele: Cachorro? Tamanduá? Coelhinho do mal? O que quer que fosse, seus cabelos e suas roupas eram vermelho-vivo.
— O Lorde Vermelho — concluí.
— Sadie, ainda tem mais — Carter me avisou. — Aqueles cinco dias, os Dias do Demônio, eram dias de má sorte no Egito Antigo. Era preciso tomar cuidado, usar amuleto, e não fazer nada importante ou perigoso nesses dias.
E, no British Museum, papai disse a Set: “ Os Dias do Demônio. Eles o deterão antes que o fim chegue.”
— Não pode estar pensando que ele se referia a nós — respondi. — Nós precisamos deter esse tal Set?
Carter assentiu.
— E se os últimos cinco dias do nosso ano ainda são considerados os Dias do Demônio egípcios… começam em 27 de dezembro, depois de amanhã."

O deus que nasceu no dia 29 é:


Seth

Seth é o deus do caos. É o vilão da mitologia Egípcia. Tendo por sua vez uma cabeça de tamanduá. Como já dito no primeiro post da semana do demônio, ele traiu seu irmão Osíris. Sua esposa era Néftis.

Após o falecimento de Osíris,o seu filho e sobrinho de Seth(às vezes indicado como irmão deste),Hórus,trava uma verdadeira batalha para suceder seu pai contra Seth que sentindo-se injustiçado por não assumir o lugar de Osíris,pois segundo ele, é o único deus forte o suficiente para ocupar tal lugar, vai perante os deuses superiores protestar pelo que considera seu direito.Hórus,o deus do céu,argumenta para Geb ou, em outras versões do mito,para Rá que é o legítimo herdeiro do trono ao que Seth se opõe dando início a um conflito divino.Na querela entra a mãe de Hórus,Ísis, que convence o Ennead,o conselho dos deuses,a não outorgar em favor de Seth porém decidem se reunir mais uma vez ,agora numa ilha,para julgar o caso no que é impedida de acompanhar.Entretanto Ísis disfarçada de idosa suborna o condutor da barca do sol,Nemty, com uma jóia e segue os outros deuses até a ilha onde eles se reuniriam.Lá ela se transforma numa bela jovem para seduzir Seth e assim conseguir sua confissão de que na verdade o seu filho de fato era o herdeiro por direito ao trono de Osíris e não ele fazendo-o mais uma vez protestar com o conselho de deuses sugerindo então um desafio para Hórus onde ambos se metamorfoseariam em hipopótamos para sobreviver alguns meses sob a água.Ísispreocupada com seu filho decide ajudá-lo arremessando um arpão nas águas onde termina por atingi-lo e fisga Seth que pede por clemência ao que ela consente.Irritado por sua mãe tê-lo ferido,Hórus a ataca e corta sua cabeça fugindo para o deserto.Após o ocorrido o Ennead decide puni-lo por ferir sua mãe ao que Seth tira seus olhos enquanto dorme.A deusa Hator restaura a sua visão com leite.Outra vez Hórus apela perante os deuses por equidade sendo que agora esses,falam para Osíris no mundo dos mortos que responde inquirindo por que seu filho ainda não foi entronado ameaçando-os com uma infestação de demônios.Finalmente após deliberar ,Rá,decide arbitrar em favor de Hórus e acolhe Seth enfim para a morada dos deuses." Via: Wikipédia"


  Em A Pirâmide Vermelha, ele foi hospedado em Amós. E seu nome secreto foi revelado : Dia do Mal.



(A forma de como as lendas são contadas podem mudar um pouco, caso tenha ficado em dúvida sobre a hierarquia)


Você que é fã da série, use sempre seus amuletos até 31 de dezembro.


Até!

Nenhum comentário:

Postar um comentário