Você sabe o que é? Se não sabe, procure na Wikipédia, ela saberá te dizer...
Mas, se está com preguiça, aqui vai a definição básica de o que é um paradoxo:
Um paradoxo é uma declaração aparentemente verdadeira que leva a uma contradição lógica, ou a uma situação que contradiz a intuição comum. Em termos simples, um paradoxo é "o oposto do que alguém pensa ser a verdade". A identificação de um paradoxo baseado em conceitos aparentemente simples e racionais tem, por vezes, auxiliado significativamente o progresso da ciência, filosofia e matemática.]
Basicamente é um circulo interrupto como esse:

Bom aqui vai uma lista dos paradoxos que já foram pensados e umas que eu e o Renan inventamos:
- Se você volta ao passado e mata seu avô, você não existe e não pode matar seu avô, logo assim você existe e pode voltar e matar seu avô.
Outro é esse aqui:

- Se o nariz crescer, é verdade, logo ele não poderia crescer então seria mentira se o nariz não crescer. Então ele deveria crescer. E ele cresceria, tornando verdade. Não é confuso?
- Um cretense diz: "Todos os cretenses são mentirosos" mas se TODOS são mentirosos, ele próprio está mentindo, portanto ele está dizendo uma verdade OU NÃO, pois se nem todos são mentirosos pode ser que ele seja um mentiroso, então se for esse o caso, o paradoxo acaba no momento em que ele mente, mas se ele não estiver mentindo o paradoxo continua assim como o do Pinóquio.
- Em Novembro de 2010, o historiador da ciência português Bruno Almeida sugeriu um Grupo dos utilizadores que não pertencem a qualquer grupo no Facebook. No mundo do Facebook não é possível criar este grupo já que qualquer grupo tem que ter pelo menos um membro - o seu criador. No entanto, o criador de tal grupo não pode ele próprio ser membro do grupo, uma vez que não pode pertencer a qualquer grupo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário